Bons resultados com uma dieta ruim?

Quem disse que não é possível?

Quem disse que você não pode ter excelentes resultados com uma dieta ruim?

Isso nem é papo de coach… se trata da realidade. Pensa comigo:

Se você quer emagrecer, precisa comer menos.

Se quer ganhar massa, precisa comer mais.

A qualidade? Tanto faz.

Dito isso, quem disse que uma dieta que entrega as calorias ideais pro seu objetivo acontecer, mas com péssima qualidade, não entrega resultados reais? A verdade é que ela entrega sim! Por um período específico.

“Por um período específico”… aqui está o pulo do gato.

Uma dieta de baixa qualidade entrega bons resultados, principalmente no curto prazo.

A questão é: e no longo prazo? Ai o jogo muda, pode ter certeza.

Uma dieta ruim não tem os atributos necessáriros para fazer com que você consiga, sempre, se sentir forte, com energia e vitalidade, porque faltam muitos nutrientes fundamentais e essenciais (existem nutrientes não-essenciais, por isso os chamei de fundamentais) para o funcionamento do seu corpo.

Quer um exemplo: Vitamina C, A e E.

A falta dessas vitaminas ao longo do tempo (~4 a 6 meses), vai fazer com que seu corpo perca vitalidade e funcionamento padrão, portanto seu sistema antioxidante estará prejudicado e isso irá gerar uma cascata de eventos negativos. Um desses eventos pode ser a queda da sua imunidade, afinal, imagina que você está tentando emagrecer e está treinando bastante, comendo pouco e com baixa qualidade… em breve, você ficará doente! Ficar doente, atrapalha todo o processo e os resultados.

Não é, mas pode ser simples assim.

E quando me refiro a uma dieta ruim, são aquela dietas que os fisiculturistas tanto propagaram nos últimos anos… marmitinhas de arroz + proteína e café da manhã com mingau de whey.

Sem vegetais, feijão, salada à vontade, um pouquinho de chocolate, muitas frutas, fibras e variedade.

É desse tipo de dieta que estamos falando. Uma dieta que, além de abundante, fornece todos os nutrientes necessários para uma vida plena devido a rotatividade dos ingredientes. É assim que se entrega qualidade em uma dieta.

Além disso, a dieta boa, ela é capaz de, não só entregar excelentes resultados, como fazer com que você mantenha esses resultados ao longo do tempo, afinal você sempre estará trabalhando as mais diversas dificuldades.

Outro exemplo: nosso corpo se acostuma com o que comemos, logo, nosso mecanismo da fome/saciedade também. Se você nunca varia os alimentos e as fontes dos nutriente, incluindo as quantidades de macros + fibras, sua saciedade vai ser cada vez menor fazendo as mesmas refeições, principalmente se você estiver em déficit calórico.

Já a dieta boa, ela supre a saciedade através, não só dos macros ideais, mas com a diversidade dos preparos e da combinação dos nutrientes - isso realmente impacta no mecanismo da saciedade, mas pouco se fala!

Eu sugiro que você faça o seguinte teste em casa, de uma refeição Boa VS Ruim e depois me conte. Inclusive, vamos usar o exemplo da saciedade na prática! Você vai fazer 2 refeições, em 2 dias diferentes, porém no mesmo horário. Exemplo: Almoço.

Vou te dar 2 refeições, com as mesmas calorias, porém com alimentos e quantidades diferentes.

Você vai analisar em qual das refeições você ficou com fome antes das 14h ou 15h.

Teste 1

12h00 - Almoço de BAIXA qualidade (615 calorias)

200g de Macarrrão Cozido
150g de Carne Bovina grelhada

Teste 2

12h - Almoço de ALTA qualidade (593 calorias)

150g de Arroz Branco
150g de Feijão Cozido
150g de Peito de Frango grelhado
150g de Vegetais - cozidos, assados ou grelhados
3 folhas de qualquer tipo de salada.
1 fio de azeite (~8ml)

Após fazer o teste, avalie sua fome! Eu tenho certeza que, por mais que a carne vermelha seja de lenta digestão, você vai passar praticamente a tarde toda sem fome com o 2º teste.

Obs: se estivermos falando de alguém que come 2 pratos desse no almoço, essa pessoa foge um pouquinho do padrão do teste kkkk, mas ainda vale à pena testar.

Espero mesmo, de verdade, que você faça o teste e entenda como uma alimentação de qualidade impacta sua vida. Há muitos fatores que sofrem com isso, não apenas a saciedade. O humor/stress é um deles… imagina ter que ficar trabalhando à tarde toda com fome e não poder comer, seu humor vai pro lixo e isso pode até mesmo estragar seu dia.

O contexto que uma alimentação boa abrange é extremamente complexo!

Também espero que, através desse texto, você considere melhorar sua alimentação à partir de hoje.

Se você pensa sobre isso, mas não sabe como agir, conte comigo!

Fale comigo e conheça a nova versão da Consultoria Smart

Você vai se amarrar!

Para mais conteúdos, inclusive 2 ebooks gratuitos, acesse 👇

Reply

or to participate.